O “clássico dos xarás” prometia ser um jogo para entrar na história. Dois times motivados em busca da vitória para ganhar o coração e a torcida do povo gonçalense. Grande presença da imprensa para comentar sobre a mais nova rivalidade do futebol brasileiro. Porém, o que era pra ser um jogo que marcaria o ressurgimento do futebol gonçalense simplesmente não ocorreu. Em virtude da liberação do público e do consumo de bebidas alcoólicas dentro do Estádio do Cordeiros, em Santa Izabel, o delegado da partida não teve outra alternativa a não ser decretar a segunda derrota do São Gonçalo FC por W.O. na competição (a primeira aconteceu no jogo contra o Bela Vista, por falta de policiamento no estádio).
Com o resultado, o São Gonçalo EC manteve a liderança do Grupo C da competição, com 9 pontos ganhos e 100% de aproveitamento em 3 jogos disputados. Já o São Gonçalo FC, se mantém em quarto lugar no grupo com 3 pontos ganhos e apenas 1 vitória em 4 jogos disputados.
O jogo, ou quase isso…
Logo ao chegar ao estádio, já era possível perceber a presença maciça de público, em virtude da grande quantidade de veículos estacionados. Enquanto a bola não rolava, os cerca de 500 torcedores se dividiam entre as animadas rodas de bate papo e o pagode que acontecia em um bar próximo ao campo.
As duas equipes entraram em campo e quando parecia que a partida ia começar, o que começou foi uma grande confusão. O delegado da FFERJ que estava responsável pelo jogo informou aos dois clubes que não iniciaria a partida em virtude de dois problemas: a presença de público – o jogo teria de ser realizado com portões fechados em virtude de o estádio não ter sido aprovado pela federação – e o consumo de bebidas alcoólicas – o Estatuto do Torcedor proíbe venda e consumo de bebida durante a realização de jogos de futebol.
Após o anúncio do delegado, o que se viu foi uma grande confusão, com dirigentes das duas equipes tentando de todas as maneiras a liberação da partida. Porém, o delegado e o juiz da partida foram irredutíveis e não liberaram a realização da partida. Os jogadores e comissão técnica dos dois clubes se mostraram muito tristes e chateados com o fato. Em entrevista para o Blog Futebol Gonçalense, durante a confusão, o goleiro do São Gonçalo EC, Sílvio Luiz, fez o seguinte comentário:
![]() |
Silvio Luiz aquece a espera do início do jogo |
– Isso prejudica o time, que já havia feito o aquecimento para o jogo. O juiz já disse que não vai ter jogo… tem muita torcida, muita cerveja… desse jeito não tem como.
Em conversa com a sua comissão técnica, o atacante Marco Brito, também jogador do São Gonçalo EC, lamentava a repercussão negativa da não realização da partida:
– Chega o domingo e o torcedor quer ver a bola rolar. Toda a imprensa está aí e isso repercute negativamente. Ninguém quer saber se é o São Gonçalo EC ou o São Gonçalo FC… é tudo São Gonçalo – disse o atacante.
Um dos dirigentes do São Gonçalo FC, indignado com o cancelamento da partida, fez o seguinte desabafo:
– No jogo contra o Tanguá tinham mais de 200 torcedores assistindo o jogo. Fomos a Caxias jogar contra o Arraial do Cabo e aconteceu a mesma coisa – disse o dirigente.
O volante Ewerton Bastos, do São Gonçalo FC, também falou para o nosso Blog. Ao ser perguntado como fica a cabeça do jogador após este incidente, ele falou o seguinte:
– O jogador se prepara a semana toda para um jogo como esse, um clássico, chega na hora não ocorre o jogo, é claro que nós ficamos anciosos, o delegado da partida já disse que tem muita gente no estádio, que assim não tem como ocorrer o jogo. Agora é bola pra frente, é difícil assimilar a situação, mas tem que esquecer isso e trabalhar para a próxima rodada.
![]() |
No final das contas, nada de bola rolando para o clássico |
Somente após o reforço do policiamento, o delegado e o juiz confirmaram o cancelamento do jogo e decretaram a derrota do São Gonçalo FC por W.O. Apesar da vitória, os dirigentes do São Gonçalo EC lamentavam a não realização do jogo. Ao São Gonçalo FC resta se organizar, já que até o momento, não conseguiu relizar partidas em casa.
Pela quinta rodada do Grupo C da competição, que será realizada no próximo domingo, dia 01/04, o São Gonçalo FC folga, enquanto o São Gonçalo EC recebe o vice-líder Tanguá no Estádio Luso Brasileiro na Ilha do Governador, às 15h, buscando fechar o primeiro turno na liderança da competição.
Tanguá x Arraial do Cabo
Na outra partida do grupo C, o Tanguá jogando em casa, no Estádio do Motorista FC, em Rio Bonito, venceu o lanterna do grupo, o Arraial do Cabo, por 1×0 e se manteve na vice liderança do Grupo C da competição com 9 pontos ganhos e 100% de aproveitamento, perdendo a liderança para o São Gonçalo EC apenas nos critérios de desempate. Já o Arraial do Cabo permanece na lanterna do grupo com 3 derrotas em 3 jogos disputados.
Lamentável o jogo ter sido cancelado. De fato, seria o marco do ressurgimento do futebol gonçalense…
Mas o que me traz aqui é o elogio ao Blog Futebol Gonçalense.
Quero parabenizar aos editores, Igor e Gabriel Farias, pela excelente iniciativa de terem criado este espaço.
Cada novo blog que surge sobre a realidade gonçalense é uma alegria para mim. O blog de vocês, além de promover o debate sobre o futebol gonçalense, é muito bem escrito e organizado. Parabéns!!!
Publiquei um post sobre o blog em meu site. Confira no link abaixo:
http://www.territoriogoncalense.com/2012/03/sao-goncalo-ganha-blog-para-promover-o.html
Sucesso e vida longa para o Futebol Gonçalense!!!
Abraços!
Vagner Rosa
Território Gonçalense
Prezado Vagner,
Infelizmente problemas extracampo impediram a realização do primeiro clássico gonçalense. A grande mídia estava presente em grande número na partida e tenho certeza de que esse jogo, além de um marco no futebol gonçalense seria uma publicidade muito positiva para nossa cidade. Pena a partida não ter ocorrido.
E principalmente, tanto eu quanto o Gabriel gostaríamos de lhe agradecer pelos elogios e pelo espaço que você nos cedeu em seu blog. Assim como você, amamos a cidade em que vivemos e através do nosso blog procuramos dedicar o espaço que o nosso futebol realmente merece.
Estamos procurando fazer o melhor possível no sentido de levar a todos os gonçalenses informação da melhor qualidade.
E pode ter certeza de que o blog Futebol Gonçalense será além de um amigo, um colaborador para o seu blog. Estamos a sus disposição para qualquer necessidade.
Um abraço
Igor Farias
Futebol Gonçalense
Realmente, uma pena esse jogo não ter acontecido, espero que ele possa ocorrer no Mauá, futuramente.