Será realizado neste final de semana, a última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca Série C 2012. Junto com o fim desta etapa inicial, cresce a expectativa para a formação dos grupos que irão compor o prosseguimento da competição. O Blog Futebol Gonçalense mostra agora, os possíveis adversários das equipes gonçalenses na próxima fase. Lembrando que, São Gonçalo EC e São Gonçalo FC já tem seus passaportes carimbados, enquanto o Bela Vista, joga no domingo contra o Arraial do Cabo, em busca da última vaga restante do Grupo C.
ENTENDENDO O REGULAMENTO
![]() |
Os xarás, SGEC e SGFC, já estão classificados |
Segundo o regulamento oficial da competição, publicado no site da FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), 16 equipes, das 21 iniciantes, classificam-se para a segunda fase. Os clubes classificados irão dividir-se em mais 4 grupos com 4 times cada um, jogando em sistema de ida e volta, dentro da própria chave. Serão promovidos a terceira fase, as duas melhores equipes de cada grupo.
O critério utilizado para o agrupamento das equipes nesta segunda etapa, é semelhante ao feito em competições como a Taça Libertadores da América. As 16 equipes que passarem, serão classificadas do 1° ao 16° lugar, segundo sua campanha, onde será considerado o índice técnico (número de pontos dividido pelo número de jogos).
Os grupos serão compostos da seguinte forma:
Grupo E – 1°, 8°, 12°, 16°
Grupo F – 2°, 7°, 11°, 15°
Grupo G – 3°, 6°, 10°, 14°
Grupo H – 4°, 5°, 9°, 13°
Se a primeira fase terminasse hoje, as equipes gonçalenses, em virtude da coincidência na classificação geral, estariam todas no Grupo E, praticamente repetindo o chaveamento da primeira fase, completando o grupo, o “intruso” Serrano, tradicional equipe de Petrópolis. O Tanguá EC, no momento, estaria em um grupo complicadíssimo, com boas equipes como Paduano e Queimados. Segue abaixo, os grupos formados até a penúltima rodada:
Grupo E – São Gonçalo EC (1°); Serrano (8°); São Gonçalo FC (12°); Bela Vista (16°)
Grupo F – Barra da Tijuca (2°); Rubro Social (7°); São José (11°); União de Marechal Hermes (15°)
Grupo G – São Pedro (3°); Villa Rio (6°); América-TR (10°); SE Búzios (14°)
Grupo H – Paduano (4°); Tanguá (5°); Queimados (9°); Mangaratibense (13°)
AS POSSIBILIDADES
São Gonçalo Esporte Clube – A equipe gonçalense dificilmente perderá o primeiro lugar geral. Isto só ocorrerá se sofrer uma goleada por improváveis 11 gols de diferença para o Tanguá. Do Grupo “B”, deve vir um dos adversários mais fortes, entre Serrano, América-TR ou Mangaratibense. Bela Vista e São Gonçalo FC são fortes candidatos a caírem no grupo do SGEC novamente. Também podem aparecer: Barcelona, União de Marechal Hermes, Arraial do Cabo (novamente), São José ou Búzios.
São Gonçalo Futebol Clube – Após a fraca campanha, o estreante SGFC, deverá ter vida dura e muito provavelmente deve cair na mesma chave do rival SGEC. A situação da equipe pode mudar em caso de algumas combinações de resultados. No caminho do clube gonçalense pode estar ainda o forte Barra da Tijuca, Rubro Social ou São José.
![]() |
Bela Vista vai em busca da classificação |
Bela Vista – A equipe rubra de São Gonçalo é a única que ainda não pode comemorar a classificação. Jogando em casa, na última rodada, irá receber o Arraial do Cabo, em confronto que vale a última vaga do Grupo C. Um empate classifica os gonçalenses, que devem cair no grupo do São Gonçalo EC. Em caso de vitória, os adversários podem ser: Barra da Tijuca, Rubro Social ou São José.
Tanguá EC – A Arara Azul, que vem fazendo ótima campanha na primeira fase, deve ter em seu Grupo, equipes de bom nível técnico como Paduano, Queimados ou Mangaratibense. Se perder a quinta colocação na classificação geral, pode cair na chave com: São Pedro, América-TR e SE Búzios.