PERFIL – Equipe da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, localizada na cidade de Mangaratiba, o Grêmio Mangaratibense manda seus jogos no Estádio Municipal José Maria de Brito Barros, mais conhecido pelo nome de estádio da Praia do Saco, devido a região onde se localiza. A praça esportiva não possui autorização para receber público.
CAMPANHAS ANTERIORES – O clube é uma tentativa de ressurreição do antigo Grêmio Olímpico de Mangaratiba, que por muitos anos representou a cidade em diversas modalidades esportivas. A data de fundação do Grêmio Mangaratibense, após sua revitalização, é de 21 de janeiro de 2009.
Com o atual nome, a equipe da Costa Verde disputou dois campeonatos da Série C. Em 2010, apenas uma 23ª colocação. Em 2011, com um bom investimento e uma equipe bem montada, o sonho do acesso a Série B passou mais perto, tendo sido eliminada na terceira fase da competição, ficando de fora das semi-finais.
CAMPANHA EM 2012 – 14 Jogos – 5 vitórias – 5 derrotas – 4 empates – 18 gols pró – 12 gols contra – saldo de gols: 6
 |
Em 2011, o clube da Costa Verde terminou na quinta posição |
Cotado como um dos favoritos ao acesso nesse ano, o Mangaratibense teve uma primeira fase irregular, conseguindo apenas duas vitórias, sendo uma delas (contra o Serrano), por W.O. A equipe ficou apenas em quarto lugar no Grupo B, atrás de São Pedro, Serrano e América de Três Rios, conseguindo a última vaga da chave. A fraca campanha na primeira etapa, fez com que a diretoria contratasse o treinador Hugo Salles para o lugar do até então comandante Jorge Santana.
Na segunda fase, após um bom início com duas vitórias e um empate em três jogos, o Mangaratibense conseguiu gordura para queimar. Beneficiado com a suspensão do Tanguá, um de seus adversários, a equipe de Mangaratiba conseguiu a classificação para a terceira fase com duas rodadas de antecedência, o que permitiu inclusive dois tropeços nas duas últimas rodadas: empate com Paduano e derrota para o Bela Vista.
O Mangaratibense possui uma média de 1,28 gols por jogo, tendo feito 18 gols durante a competição. A defesa é bem sólida, e só sofreu 12 gols, obtendo a boa média de 0,85 gols sofridos a cada partida.
MAIOR VITÓRIA – 3×0, sobre o Condor.
PIOR DERROTA – 3×2, para o São Pedro.
DESTAQUES – Atuando isolado no ataque, Acosta faz a equipe jogar em função de sua boa estatura, fazendo invariavelmente o trabalho de pivô para os jogadores mais leves que vem de trás. Os jovens Edmar e João, são as apostas para o meio de campo, fazendo constantes jogadas em velocidade.
OS CONFRONTOS CONTRA O SÃO GONÇALO EC:
Mangaratibense x São Gonçalo EC – José Maria de Brito Barros (14/06/12, quinta-feira)
é, esse time ta mediano, da pra ganhar