DEBUTANTE EQUIPE DE SÃO GONÇALO É A PRIMEIRA A TER SUA TEMPORADA ANALISADA
A partir de hoje, o site Futebol Gonçalense trás o balanço completo da Terceirona Carioca, analisando os prós e contras da campanha de cada equipe gonçalense na competição. Bela Vista, São Gonçalo EC e São Gonçalo FC terão suas campanhas analisadas, além de relembrarmos os principais jogadores de cada equipe, os melhores e piores jogos, e tudo de mais relevante neste ano tão especial para o futebol de São Gonçalo.
Começamos hoje analisando a trajetória do São Gonçalo FC:
![]() |
Equipe do São Gonçalo FC, em seu primeiro jogo profissional, no estádio do Motorista FC, em Rio Bonito |
A CAMPANHA
14 jogos – 2 vitórias- 2 empates – 10 derrotas – 14 gols pró – 32 gols contra – AP: 19,04%
Para aprender. Assim pode ser encarada a campanha feita pelo São Gonçalo FC na Série C do Campeonato Carioca. Entrando em campo em seu primeiro ano como profissional, o mais novo clube da cidade parecia que iria conquistar a população. Com campanhas massivas nas redes sociais, logo a nova agremiação “pulou na frente” pela preferência local.
Em campo, os maus resultados, junto com erros estruturais e de organização, deixaram o São Gonçalo FC em situação complicada logo no início da competição. Duas derrotas por W.O., sendo uma contra o xará Esporte Clube, minaram o início da trajetória.
Antes mesmo do fim da primeira fase, o clube rompeu com seu treinador, Felipe Conceição (ex-atleta do Botafogo), em virtude de problemas financeiros. Felipe havia participado de todo processo de profissionalização do clube, seleção de jogadores, além da divulgação e promoção da marca, quando ainda acumulava o cargo de diretor executivo.
![]() |
Jogadores se comprometeram com o clube, mesmo diante das dificuldades |
Sem seu comandante, o Futebol Clube trouxe Valteir Franco, que assumiu a equipe com um elenco limitadíssimo, que contava com cerca de 15 jogadores regularizados. Em oito jogos na primeira fase, o clube obteve 2 vitórias (ambas contra o Arraial do Cabo), 1 empate e 5 derrotas (duas por W.O.).
Classificado em terceiro lugar no Grupo C, a equipe migrou para a segunda etapa, e sucumbiu ao afunilamento da competição. Em seis jogos disputados, uma campanha ainda pior, com apenas 1 empate e 5 derrotas. O tão temido W.O., voltou a assolar a equipe, novamente contra o rival São Gonçalo EC. Era o fim da primeira campanha do debutante clube gonçalense como profissional.
RELEMBRE AQUI: Escrevendo a história, São Gonçalo FC e São Gonçalo EC fazem primeiro clássico gonçalense
OS ACERTOS
- O trabalho de divulgação e marketing do clube antes do início da competição.
- O elenco montado possuía qualidade, sendo atrapalhado pela turbulenta trajetória na competição.
OS ERROS
- Time itinerante. Com a proibição da utilização do estádio do Cordeiro, em São Gonçalo, foi obrigado a migrar durante a competição, mandando jogos em Saquarema e Rio Bonito, sem conseguir criar uma identidade com seus torcedores.
- Erros estruturais, como falta de policiamento em alguns jogos, acabaram manchando a campanha do clube com três derrotas por W.O.
- Elenco curto. A falta de jogadores dificultou a reposição durante o campeonato. Em alguns jogos, o time contava apenas com três jogadores como suplentes.
DESTAQUES
Thiago (lateral direito) – Jogador de boa chegada no ataque e recomposição precisa na defesa, foi um dos atletas que se destacaram mesmo em uma campanha ruim. Demonstrou bom preparo físico durante os jogos em que atuou.
![]() |
R. Piazi em confronto contra o SGEC. Atacante foi um dos destaques da Série C |
Anderson (meio de campo) – Camisa dez da equipe, teve atuações de destaque em diversas oportunidades, sempre levando perigo as defesas adversárias. A armação de jogadas dependia quase que exclusivamente de sua criatividade.
Renato Piazi (atacante) – Não só destaque do São Gonçalo FC, Piazi foi uma das boas revelações de toda a competição. Atacante de bom vigor físico e movimentação inteligente, conseguiu a marca de sete gols marcados, mesmo ficando de fora das duas primeiras partidas do clube gonçalense na competição.
O MELHOR JOGO
Precisando da vitória para avançar à segunda fase, o São Gonçalo FC recebeu o Arraial do Cabo no estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema. Após sair perdendo no primeiro tempo, a equipe foi buscar o resultado nos quinze minutos da etapa final. Yuri e Felipe Ferreira marcaram os gols que classificaram o clube gonçalense com uma rodada de antecedência.
O PIOR JOGO
No primeiro clássico gonçalense com bola rolando (o primeiro terminou em W.O.), o Futebol Clube foi derrotado pelo placar de 4×1 para o rival Esporte Clube. A vitória aconteceu naturalmente, até com certa facilidade, ao contrário do que se esperava, devido toda a expectativa. O jogo marcou o fim da primeira fase para o São Gonçalo FC. Renato Piazi fez o gol de honra do SGFC.
RELEMBRE AQUI: Felipe Conceição não é mais o treinador do São Gonçalo FC
CONCLUSÃO
Independente dos resultados, a campanha serviu de experiência, para que em tentativas futuras, o clube possa lograr êxito em seus objetivos. Que em 2013 a equipe consiga retornar as atividades, e que a população possa acompanhar mais de perto o trabalho que vem sendo realizado.
RELEMBRE TAMBÉM: