Depois de quase dois meses de competição, enfim foram conhecidos os dois times que farão a final do Gonçalense Mirim 2012. Karanba FC (A) e Futebol Performance medirão forças para saber quem levantará a taça de campeão. As equipes alcançaram a grande final em dois jogos completamente diferentes na manhã deste sábado (04/08), no campo do Beira Rio, em Vista Alegre.
![]() |
Karanba FC (B) e Futebol Performance fizeram grande semifinal |
Enquanto o Karanba FC (A) derrotou o Jokey do Futuro com certa tranquilidade, pelo placar de 6×0, o Futebol Performance protagonizou o jogo de maior emoção contra o time B do Karanba. Após empate em 1×1 no tempo normal, a vaga na decisão veio em disputa de pênaltis, com todos os contornos de dramaticidade, terminando em 8×7 a favor do Performance.
Agora as duas equipes iniciam a preparação para a partida mais aguardada: a final da edição 2012 do Gonçalense Mirim. Diante do bom futebol apresentando pelo dois times, a única certeza que se pode ter é de que será um grande confronto pelo título.
Confira o resumo dos jogos:
Karanba FC (A) cumpre seu papel de favorito e goleia o Jokey do Futuro
Por toda campanha conquistada ao longo da competição, era normal que o Karanba entrasse como favorito no jogo. Sabendo disso, a postura ofensiva da equipe preta e branca logo foi sendo apresentada, enquanto o Jokey buscava as escapadas no contra ataque. Premiado pela ousadia, o Karanba logo saiu na frente com Roberto Carvalho, aos 2 minutos da primeira etapa.
![]() |
Karanba (A) levou a melhor sobre o Jokey do Futuro na primeira semifinal |
O gol não alterou muito o panorama do jogo, que seguiu muito disputado, até que aos 11 minutos, João Pedro ampliou a vantagem, marcando seu nono gol na competição. A partir daí, o Jokey sentiu o peso de tirar a vantagem e acabou sofrendo mais quatro gols antes do intervalo. Petherson, artilheiro da competição com 11 gols, deixou sua marca aos 16 e aos 19. Danilo França marcou belo gol aos 25, com Victor Hugo fechando o placar aos 29. Tudo isso apenas na primeira etapa.
Na volta do intervalo, com os nervos no lugar, o Jokey do Futuro apresentou seu melhor futebol, igualando as ações de jogo. A defesa se manteve segura, sem tomar mais nenhum gol e encerrando a partida em 6×0. O Karanba aproveitou para dar ritmo de jogo aos seus suplentes. Fim de jogo e vaga na final assegurada por parte do Karanba. Ao Jokey do Futuro, resta comemorar a boa campanha que levou a equipe até as semifinais, além da revelação de bons jogadores como Guilherme Madureira, Guilherme Alvares, Thallis de Souza, entre outros.
Futebol Performance e Karanba FC (B) fazem jogo de muita emoção, empolgando a torcida
Com o primeiro classificado à final definido, restava saber quem seria o segundo time a se classificar. A expectativa era de um jogo equilibrado e foi o que aconteceu. No primeiro tempo, domínio amplo do Performance, que dominava o meio de campo, criando inúmeras oportunidades de gols. Em uma delas, Gabriel Saldanha acertou lindo chute e abriu o marcador. O gol deu confiança a equipe, que aumentou a pressão, mas sem conseguir ampliar.
![]() |
Jogadores do Karanba (B) se unem na disputa por pênaltis |
Veio o segundo tempo e um panorama completamente diferente se configurou. O Karanba voltou com mais posse de bola, disposto a conquistar o empate. Com as mudanças feitas pelo treinador Edvard Quintanilha, o time passou a encurralar o adversário no campo de defesa. Tanta insistência acabou premiando a equipe, que igualou o marcador com o pequenino, porém com atuação de gigante, Kayo Peclat.
Com o marcador empatado, a partida ganhou contornos dramáticos, com ambas as equipes se lançando ao ataque, sem medo de se expôr. Chances não faltaram para que o placar favorecesse um dos lados, mas a bola teimou em não entrar, guardando toda emoção para a disputa de pênaltis.
Com a bola na marca da cal, o clima de responsabilidade aumentou, principalmente com a boa presença da torcida no campo do Beira Rio. Os primeiros atletas a cobrarem as penalidades se mostraram seguros, sem dar chances aos goleiros. O Performance foi o primeiro a errar. Com a bola do jogo nos pés, o Karanba repetiu o erro do adversário, mantendo a igualdade. Começaram então as cobranças alternadas e, na nona tentativa, Deivid desperdiçou para o Karanba. Caminho aberto para o Performance, que não jogou fora a segunda chance, e pôde comemorar a vaga na final.
![]() |
No final das contas, quem festejou a vaga na final foi o Performance |
Muita festa dos torcedores, jogadores e comissão técnica, que festejaram a vaga na final de maneira efusiva. O Futebol Performance está na final e decide o título com o time A do Karanba, num jogo que também promete muita emoção. Ao Karanba (B), resta o consolo de que apesar da eliminação, a campanha foi excelente, com apenas uma derrota em seis jogos.
Com a final definida, fica o aguardo pela confirmação da Liga Gonçalense de Desportos sobre a definição de local e data do jogo decisivo. Lembrando que em 2012, esta será a segunda final entre as equipes. Na categoria juvenil, na Copa da Amizade, melhor para o Futebol Performance, que foi campeão após decisão por pênaltis.
VEJA TAMBÉM:
Gonçalense Mirim: conheça os jogadores destaques nas semifinais
Tabela, classificação e artilharia completa do Gonçalense Mirim 2012
Galeria de fotos das semifinais do Gonçalense Mirim 2012