Outras Notícias

Em meio a tristeza e desconsolo, Bela Vista convive com iminente fim de sua sede e centro de treinamentos

Sede social e campo utilizado para jogos e treinamentos serão substituídos por empreendimento imobiliário

Sede social divide o cenário com armações de ferro e escombros que restaram
Na contramão do ressurgimento do futebol em São Gonçalo (que viu duas equipes profissionais surgirem em 2012), um clube tradicional e de 35 anos de existência, sendo 24 deles dedicados ao profissionalismo, vê sua história sofrer um duro golpe neste ano. O Bela Vista Futebol Clube, agremiação que surgiu em Niterói, mas que atua e treina em São Gonçalo há 5 anos, assiste a sua sede ser demolida aos poucos, para dar lugar a um empreendimento imobiliário.
A tradicional praça de esportes da cidade, que inicialmente pertenceu ao Colégio Nova Cidade, inclusive sendo batizada com o nome de Aloísio Rodrigues de Lima (dono do centro educacional), ganhou maior notoriedade após o CFZ (Clube de Futebol do Zico), passar a administrar o local. Com um belo campo e arquibancadas montadas, o estádio foi palco de diversas partidas de futebol, mantendo acesa a chama do esporte mais querido do Brasil em solo gonçalense.

Confira a galeria de fotos de como se encontra a sede do Bela Vista Futebol Clube

As lembranças permanecem vivas nas lembranças de José Rodrigues, morador do bairro de Nova Cidade há mais de 40 anos e colaborador do Bela Vista FC: “Pra nós que somos moradores a tanto tempo e vimos esse projeto nascer, desde a época do Zico, é uma tristeza ver tudo sendo destruído. São Gonçalo que é um celeiro de craques, infelizmente perderá mais um dois poucos centros esportivos que existem aqui.”
Visivelmente emocionado, José Rodrigues fez um apelo as autoridades: “Tudo isso poderia ser revisto para que pelo menos uma outra área fosse destinada ao clube. Sabemos que nossa região vem crescendo e que a expansão imobiliária vem num ritmo forte, mas devemos olhar também para o esporte de nossa cidade”, finalizou o torcedor da equipe rubra.
Crescimento imobiliário engole uma das praças de esportes mais completas de São Gonçalo

Ao fundo, campo segue intacto, contrastando com o avanço das obras
Após a total desapropriação do local, a sede social, vestiários, dois campos de futebol society (já demolidos) e o campo principal darão lugar ao início das obras que objetivam o resultado final de 13 torres de cinco andares cada uma, totalizando 260 unidades. Enquanto isso, o Bela Vista já convive com o receio de não ter onde jogar inclusive esse ano, já que a utilização do espaço onde se encontra o campo oficial para os jogos, também deve ser colocada a baixo.
Com o avanço das obras, a equipe de São Gonçalo, que disputa a Série C do Campeonato Carioca de Juniores, pode ter de remanejar seu último compromisso em casa, contra o São Gonçalo FC, no próximo dia 16 de setembro, para outro local. 
Pai de um dos jogadores do atual elenco, José Maurício não se conforma com o fim de um patrimônio esportivo da cidade: “É uma covardia o que estão fazendo. É claro que tem que ser visto o interesse imobiliário, mas temos que ver também a esfera social, o legado do esporte. Infelizmente estamos perdendo um centro esportivo e ao menos poderiam olhar com mais carinho e tentar aproveitar pelo menos essa área do campo, que ainda segue intacta”, finalizou o advogado que reside em Niterói.
Treinador do Bela Vista por anos e nas mais diversas categorias, Branco lamenta a situação em que se encontra a sede do clube

“É uma situação triste né, mas infelizmente aconteceu. A área é privada, acabou sendo vendida e a prefeitura nada fez para intervir. A vida vai continuar e temos que fazer o melhor que pudermos enquanto ainda se pode treinar e jogar aqui. Quando acabar, não posso dizer nada sobre o Bela Vista, pois não sabemos onde vamos ficar e fazer nossas atividades.”
Branco não sabe o que acontecerá com o Bela após o fim do Aloísio Rodrigues
Ex-jogador e experiente no comando técnico, Branco traçou um paralelo entre o descaso do Estado com o esporte e o atual nível da seleção nacional: “Essa situação compromete o futuro não só do clube, mas principalmente desses garotos que buscam um futuro melhor através do futebol. Infelizmente nosso país está assim: acabam com os campos de futebol e nossa seleção está do jeito que tá. Essa é a verdade. A criançada que está crescendo não tem onde praticar o futebol. O interesse econômico é maior e esquecem do nosso esporte que é tão importante”, declarou o atual treinador do Bela Vista FC.
Conforme avançam os escombros, as esperanças da continuidade do clube em terras gonçalenses vão ficando cada dia menor. Enquanto a pior notícia não chega, o Bela Vista segue sua caminhada na Série C de Juniores do Campeonato Carioca, onde não realiza boa campanha, tendo sido derrotado nos três jogos disputados até então.

Entre entulhos, no último domingo (02/09), ainda era possível assistir ao confronto entre Bela Vista e São Gonçalo EC. O sentimento era diferente, com um clima de tristeza no ar. Atletas, comissão técnica, pais, colaboradores e torcedores que tanto acompanham e torcem, aguardam o tempo passar, torcendo para que a vitória desta vez seja fora das quatro linhas, torcendo para que o Bela Vista não perca sua identidade, torcendo para que o Bela Vista siga vivo, vestindo vermelho e branco e honrando as cidades de São Gonçalo e Niterói.

1 comentário

  1. Completamente lamentável, nao existe outra palavra ou outro sentimento… Não se preocupam mais com o esporte… O esporte deve fazer parte da formação da vida de um ser humano, mas nao vemos mas isso… triste mto triste…
    Vamos torcer para que esse tradicional clube da região metropolitana não se acabe!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s