Águia montou elenco forte e cheio de opções para alcançar objetivo que bateu na trave em 2014; jogadores e treinador pedem pés no chão
A Série C do Campeonato Carioca teve início no último domingo, dia 10, mas o Itaboraí só estreia no próximo, dia 17. A equipe do Leste Fluminense iniciará sua trajetória em busca de uma das quatro vagas de acesso oferecidas para a Segundona de 2016. O Site Futebol Gonçalense apresenta como vem a Águia para mais esse voo.
![]() |
Elenco do Itaboraí, montado com jogadores de muita qualidade, vai conviver com o favoritismo. Fotos: Gabriel Farias. |
O objetivo não poderia ser outro: subir de divisão. Em 2014 o Itaboraí montou um bom elenco, demonstrou grande futebol, mas acabou ficando para trás nos play-offs, quando foi superado pelo São Cristóvão. Para não deixar o sonho escapar novamente, a diretoria iniciou o trabalho ainda em janeiro e trouxe jogadores com boa rodagem pelo futebol do Rio de Janeiro, como os meias Willian Bersan e Caio Cezar.
GRUPO A
Búzios, Campos/Carapebus, Duque Caxiense, Futuro Bem Próximo, Itaboraí, Nova Cidade, São Gonçalo Esporte Clube e São Pedro
ESTREIA
Itaboraí x Arraial do Cabo – Domingo (17/05) – Estádio Hermenegildo Barcelos
ELENCO
Goleiros: Luiz Felipe, André Stov, Marco Antônio e Serjão
Laterais: Léo Sabino, Matheus Lino, Lucas Toledo e Wilton
Zagueiros: Índio, Fabão, Daniel e Bruce Coutinho
Volantes: Leônidas Castro, Jackson, Pedro, Victor Russo, Maycon e Raílson
Meias: Willian Bersan, Caio Cezar, Andrei, Chico Marcelo, Allan Constâncio e Rodrigo Andrade
Atacantes: Açúcar, Filipinho, Gilbertinho, Diegão, Jonathas e Raí
TIME-BASE
Luiz Felipe; Léo Sabino, Fabão, Índio e Lucas Toledo; Victor Russo, Pedro, Caio Cezar, Willian Bersa e Chico Marcelo; Raí
RESULTADOS NA PRÉ-TEMPORADA
Itaboraí 3×3 Resende
Itaboraí 1×1 Cabofriense
Itaboraí 1×2 Portuguesa
Itaboraí 0x1 Volta Redonda
Itaboraí 13×0 Silva Jardim
Itaboraí 7×0 Saferj
BALANÇO
A comissão técnica do Itaboraí focou em realizar jogos-treino de níveis elevados na pré-temporada. Não à toa, na maioria das vezes enfrentou equipes das Séries A e B do Rio, sempre fazendo jogo duro e até mesmo arrancando empates de Resende e Cabofriense. Contra times mais fracos, como Silva Jardim e Saferj, o treinador Paulo Cesar Teixeira teve a oportunidade de observar quase todo o plantel que tem à disposição.
![]() |
O Itaboraí conquistou resultados importantes na pré-temporada contra times mais tradicionais. |
“O CARA”
Willian Bersan, aos 26 anos, chega ao Itaboraí com a missão de comandar a articulação de jogadas. Em sua carreira teve passagens por clubes tradicionais do Rio de Janeiro, como Boavista, Americano e Friburguense. Durante a pré-temporada, deu amostras de porque ter sido contratado com referência, se destacando com boas atuações nos jogos-treino.
![]() |
Willian Bersan chega com a missão de ser o principal jogador no meio de campo da Águia. |
EXPERIÊNCIA
Com pouco mais de dois metros de altura, Fabão terá uma responsabilidade tão grande quanto sua estatura. Aos 34 anos, ele chega como principal referência defensiva e também de liderança. É um dos capitães do time ao lado de Chico Marcelo. No currículo, tem passagens pelo futebol do exterior e também de São Paulo. Vai fazer contraponto ao jovem Índio, seu companheiro de zaga.
![]() |
Gigante Fabão é aposta para o sistema defensivo e também para liderar o elenco na Série C. |
JÓIA
O lateral-esquerdo Lucas Toledo chegou ao elenco na pré-temporada, se firmou e ganhou a posição. Com 21 anos, ele vem demonstrando nos treinamentos e nas partidas amistosas seu potencial. A pouca idade não impede Lucas de demonstrar equilíbrio entre ataque e defesa, sabendo o momento certo de desempenhar cada função.
![]() |
Lucas Toledo chegou e agradou a comissão técnnica. Camisa seis estará sob seus cuidados. |
COM A PRANCHETA
Paulo Cesar Teixeira treinou o Itaboraí em 2014 e chega para essa temporada conhecendo melhor a Série C do Campeonato Carioca. Com um elenco recheado de jogadores talentosos, vai armando um time com vocação ofensiva. A identificação com a cidade de Itaboraí também é um ponto positivo sempre presente nos discursos do técnico, que pode entrar para a história em caso de acesso.
![]() |
No segundo ano seguido à frente do Itaboraí, Paulo Cesar Teixeira vai em busca do acesso. |
ANÁLISE DO FUTEBOL GONÇALENSE
Gabriel Farias (repórter)
Sem dúvida alguma é uma das principais potências da competição, se não a maior delas. Possui elenco com opções em todos os setores. Nomes como Willian Bersan, Caio Cezar, Léo Sabino e Luiz Felipe, chegaram para somar com atletas já conhecidos como Pedro e Chico Marcelo. A grande questão é saber como o time vai suportar a pressão criada externamente.
Jhonathan Jeferson (repórter)
Equipe que brigou pelo acesso até o último minuto da temporada passada, se reforçou bastante para 2015. Conta com uma espinha dorsal que alia juventude e experiência em todos os setores. Exemplos: Índio e Fabão na defesa; Pedro com Willian Bersan e Caio Cezar no meio. É um time que se pode cravar como favorito ao acesso e até pelo título.
//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=xa-5124dacb274b6188