Uncategorized

Usado como atacante na emergência, Fabão revive seus tempos de base

Jogador do Itaboraí, que foi improvisado de maneira incomum na partida contra o Rubro, demonstrou ser familiarizado com a função

GIGANTE! Seja no campo ou na liderança, Fabão vai demonstrando grande
importância na ADI. Fotos: Gabriel Farias.

Fabão é um zagueiro de 34 anos, experiente, e com pouco mais de dois metros de altura. O defensor do Itaboraí, apesar do porte físico incomum, demonstra qualidade com a bola no pé, fugindo do estereótipo do “zagueiro-zagueiro”, adjetivo criado por Wanderley Luxemburgo para justificar a convocação de Odvan, ex-Vasco, para a seleção brasileira em 1999. Na época, ele se destacava mais pela dureza de suas entradas do que pela técnica, o que o transformava num defensor “sério”, na visão do técnico.

Pois bem. Na partida contra o Rubro Social, no último domingo, o Itaboraí estava bem próximo de perder os 100% de aproveitamento na competição. O empate, que ia se configurando até os 40 minutos do segundo tempo, também tiraria a Águia da final do primeiro turno. Vendo a água escorrendo pelo ralo, o treinador Paulo Cesar Teixeira apostou em Fabão. Só que na função de atacante.

O defensor, a partir dos 30 minutos, passou a fazer a função de pivô nas bolas aéreas alçadas pela defesa. E ganhou quase todas. Na principal delas, quando o goleiro Luiz Felipe lançou, ele escorou encobrindo o arqueiro adversário, Jefferson. Quase embaixo da trave, o volante Pedro só teve o trabalho de mandar para as redes. O gol, do camisa oito, teve grande parcela do “zagueiro-atacante”.

– Tem horas que é preciso improvisar alguma coisa. Foi difícil. A equipe deles surpreendeu, demonstrou qualidade e complicou pro nosso lado. O mais importante foi que lutamos e conquistamos a vitória. Foi a vitória do merecimento – disse Fabão, que escondeu o jogo sobre seu passado.

Se o atleta omitiu, o técnico Paulo Cesar Teixeira fez questão de revelar. Paulo, que já havia trabalhado com Fabão nas categorias de base do próprio Itaboraí, lembrou do início da carreira do jogador, que foi atacante em seus primeiros passos como atleta. Somente depois, quando já vestia a camisa do Grêmio (RS), foi que ele começou a ser recuado.

A dupla Fabão e Chico Marcelo (de verde). Dois dos jogadores mais identificados com a cidade.

– Com o Fábio, já trabalhamos no sub-17, além disso, passou por Grêmio e Vasco, por exemplo, como atacante. Foi no sub-20 que ele voltou a ser zagueiro. Ele tem muita altura e possui qualidade técnica. Estávamos sem aquela referência lá na frente, já que o Diegão (atacante de ofício) estava sentindo o joelho. Confiamos no Fábio e deu muito certo – explicou Paulo Cesar Teixeira.

Zagueiro “de casa”

Fabão é um dos atletas do atual elenco do Itaboraí que possui o privilégio de defender o clube de sua cidade natal, onde foi nascido e criado. Até por isso, a emoção toma conta na hora de falar sobre essa experiência. Perto de conquistar o título do primeiro turno, o zagueiro espera poder dar alegria aos seus conterrâneos.

– Sou nascido e criado na cidade e sei que esse povo é merecedor de um título como esse. A torcida tem sido guerreira nos acompanhando. Vamos em busca dessa vitória na final. Pela primeira vez o futebol do município tem recebido apoio e esperamos corresponder da forma que eles merecem.

Com um time tão surpreendente, é bom os adversários do Itaboraí abrirem o olho. Nem sempre a Águia é o que parece. E quando é, pode não ser bem assim. Confuso, não? E quem disse vai ser fácil ganhar uma equipe com 100% de aproveitamento em sete jogos? Que venha a taça!

//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=xa-5124dacb274b6188

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s