Carioca Série C Itaboraí

Acesso e título coroam o trabalho dos ‘irmãos Cardozo’ à frente do Itaboraí

Após assumirem o clube em 2014 e verem a vaga na Série B bater na trave, irmãos conseguem título inédito no ano seguinte

O prefeito Helil Cardozo com os sobrinhos Caio Tércio e Junior Cardozo.
Foto: Bia Antunes.

A Associação Desportiva Itaboraí, desde 2014, é gerida em família. Na presidência está Junior Cardozo, irmão de Caio Tércio, seu vice. Um dos grandes incentivadores do clube é o prefeito da cidade, Helil Cardozo, tio de ambos. O que poderia ser encarado de maneira pejorativa, acabou se transformando num trabalho que rendeu frutos inéditos para a ADI, como o acesso à Série B e o título da Terceirona.

– Muitas pessoas não sabem, mas tenho uma formação. Em outros clubes falaram que não tínhamos capacidade para gerir o clube. Fui formado não na parte de esporte, mas isso me ajuda na gestão do clube. Ajudo na parte financeira e na formação do elenco – disse o vice-presidente Caio Tércio, que vê o trabalho em família como algo positivo.



– Minha família quando entra em algo, não é para perder. Vamos entrar com essa mentalidade vitoriosa também na Série B. Deixamos pra lá quem enxerga nossa família de forma perjorativa, quem não consegue ver que existe todo um profissionalismo por trás do nosso trabalho.

Tércio aproveitou a grande fase do clube para agradecer a confiança do irmão, que desde que resolveu trazer o Itaboraí de volta ao profissionalismo, em 2014, elegeu ele como homem de confiança para tocar o dia a dia do futebol.

– A confiança que meu irmão teve em mim é primordial, assim como a confiança do meu tio (Helil Cardozo, prefeito de Itaboraí), que nos deu todo o aparato necessário. A união da família nós passamos para os jogadores. Procuro estar próximo deles e vejo que em alguns momentos eles correram pela gente. No futebol as coisas são muito voláteis, mas em certos momentos, quando a coisa aperta, tem aqueles jogadores que se identificaram com a cidade.

Formação do elenco: pontapé inicial para o título

No primeiro ano de gestão dos irmãos Cardozo à frente do Itaboraí, o acesso à Série B bateu na trave. O Azulão perdeu a vaga para o São Cristóvão, na repescagem. A partir dali começou a arrancada para um 2015 vitorioso, conforme explica Caio Tércio.

– Tentamos formar esse elenco com a base do ano passado, onde apareceram jogadores de confiança como o Pedro, Filipinho, Matheus, Jackson, Victor e outros que ficaram. Trouxemos o Fabão para dar mais liderança. Ele é da cidade e de extrema confiança minha e do Júnior, e também do Paulo Cesar (ex-treinador). Ele comprou nossa ideia que é colocar o time na Série A e se Deus quiser vamos conseguir isso ano que vem – completou.

Recíproca verdadeira

Presidente do Itaboraí, Junior Cardozo fez coro ao irmão e enalteceu o trabalho desenvolvido em família. A união de forças fez com que o Itaboraí superasse alguns problemas inesperados, como a saída do treinador Paulo Cesar Teixeira no segundo turno da Série C.

– Tudo isso que acontece temos que agradecer a Deus, a minha família, ao meu filho, que teve que compreender que o pai dele estava afastado. O carinho que tenho pelo meu irmão e pelo meu tio é grande. Meu tio acompanha o esporte e é apaixonado pelo futebol, acompanhando todos os jogos. E meu irmão foi fundamental nisso tudo. Tenho muito o que agradecer a ele. Não sou só eu o presidente. Ele também é. Divido esse mérito com ele. Brigamos, divergimos em algumas coisas, mas nos entendemos. Todo o trabalho de contratar, ver os contratos, estar dentro do grupo, ele executa. O Caio me deixa tranquilo para ver outras coisas extracampo. Sou grato pelo trabalho dele – encerrou.

//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=xa-5124dacb274b6188

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s