Gonçalense Itaboraí São Gonçalo FC

Série B: Conselho Arbitral define grupos e manutenção do regulamento

Todos os 19 clubes estão confirmados na disputa; somente o São Gonçalo não mandou representante para a reunião

POR GABRIEL FARIAS

Na tarde desta quarta-feira (2) foi realizado o Conselho Arbitral da Série B do Campeonato Carioca, na sede da FERJ, na capital do Rio de Janeiro. Foram definidos regulamento e tabela da competição, que terá início em 5 de março de 2016. A fórmula de disputa foi mantida, com dois turnos e triangular final. Dois sobem e três serão rebaixados à Terceirona.

Todos as 19 agremiações que possuem o direito de disputar a Série B estão confirmadas na disputa, no entanto, o São Gonçalo FC foi o único que não mandou representante para a reunião.

As chaves ficaram definidos da seguinte maneira: Grupo A: Americano, Audax Rio, Artsul, Barra da Tijuca, Ceres, Goytacaz, Itaboraí, São Cristóvão, São Gonçalo FC e Queimados. Grupo B: Angra dos Reis, Barra Mansa, Campos/Carapebus, Duque de Caxias, Gonçalense, Olaria, Sampaio Corrêa, Santa Cruz/Belford Roxo e Nova Iguaçu.

18581723435_179eee1ecc_o
Gonçalense e Barra da Tijuca: confirmados na disputa para 2016. Foto: Futebol Gonçalense.
Regulamento

Como manda o Estatuto do Torcedor, será respeitada a fórmula de disputa do biênio 2015-2016. Os 19 clubes serão divididos em duas chaves e jogarão em dois turnos: Taça Santos Dumont e Taça Corcovado. Os campeões de cada um deles se juntam ao melhor time da classificação geral no Triangular Final, que define os dois times que ascenderão à elite de 2017. Os três piores estarão rebaixados.

Inscrição de atletas

A contar da data de início da Série B (5 de março), os clubes poderão inscrever jogadores somente no período de 30 dias subsequentes.

Portões abertos

Assim como em 2015, os clubes só poderão indicar estádios que possam receber público, evitando assim as partidas sem presença de público.

Juniores

A Série B Sub-20 será disputada paralelamente com o profissional, com as partidas sendo preliminares, respeitando a mesma tabela.

Certidões negativas

Outro tema debatido foi com relação às Certidões Negativas de Débito que os clubes deverão apresentar para participar da competição. A medida é uma das regras do PROFUT (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), que estará em vigor em 2016.

Quem não apresentar as CND’s poderá ser punido com o rebaixamento. Em virtude da lei, mudanças na tabela podem ocorrer às vésperas do início da Série B no próximo ano, caso haja descumprimento por parte de algum dos inscritos.

19262459600_b7662bc84a_o
Itaboraí e Artsul subiram da Série C e estarão no mesmo grupo da Segundona. Foto: Futebol Gonçalense.
Primeira rodada

Duque de Caxias x Barra da Tijuca
Angra dos Reis x Itaboraí
Campos x São Cristóvão
Olaria x Artsul
Gonçalense x Americano
Sampaio Corrêa x São Gonçalo FC
Santa Cruz x Queimados
Barra Mansa x Audax Rio
Nova Iguaçu x Goytacaz
Folga: Ceres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s