Restando menos de um mês para o início da competição, equipes buscam melhor forma de jogar, mesmo em estágios diferentes
REDAÇÃO FUTEBOL GONÇALENSE

O carnaval ficou para trás e para muitos o ano só começa efetivamente agora. Para as equipes do Leste Fluminense, no entanto, a preparação visando a Série B está entrando em sua reta final. Faltando menos de um mês para o início da competição, a contagem regressiva começa para jogadores, dirigentes e torcedores.
O Itaboraí não quis saber de festejar o feriado mais aguardado pelo brasileiro, dando apenas dois dias de folga para os atletas, que descansaram segunda e terça – dias 8 e 9 – e voltaram à rotina na quarta de cinzas. Lembrando que a Águia se prepara desde 25 de novembro para a Segundona, ou seja, quase três meses de atividades.
O Gonçalense, por sua vez, foi mais brando no recesso de carnaval. Os jogadores ganharam folga de sábado até quarta e retornam aos treinos nesta quinta (11), no Clube Esportivo Mauá. Se preparando desde 18 de janeiro, o Tricolor ainda não completou 30 dias de pré-temporada. Com menos de um mês pela frente até o duelo contra o Americano, o treinador Thiago Thomaz corre para dar liga ao elenco que ainda está sendo montado.
Na Águia, grupo praticamente fechado
O Itaboraí conta atualmente com 29 atletas no plantel, sendo que o goleiro Rerysson, o zagueiro Raphael Neuhaus e o meia Camacho – que estão nessa lista – ainda serão anunciados oficialmente até o final de semana. Eles praticamente fecham o elenco, que só deve ganhar outra cara nova se alguma oportunidade excepcional aparecer.
No Gonçalense ainda há indefinições, principalmente na defesa, onde poucos atletas estão confirmados. Até a estreia na Série B, a tendência é que o Tricolor vá recebendo novos contratados. Apesar disso, Thiago Thomaz está confiante que o time titular vem sendo bem desenhado.

São Gonçalo FC: nem sinal de vida
Terceiro representante do Leste Fluminense, o São Gonçalo FC ainda não definiu o início de sua pré-temporada, o que reforça a possibilidade de uma possível desistência. O presidente Eduardo Castro alegou dificuldades financeiras para arquitetar o trabalho em 2016, principalmente após a saída do jogador Jucilei, que era o principal investidor do clube.
Estreias – Dia 5 de março
Angra dos Reis x Itaboraí – Jair Toscano
Gonçalense x Americano – Local a definir
Sampaio Corrêa x São Gonçalo FC – Lourival Gomes de Almeida