Tricolor apostou no bom e barato na montagem de seu elenco, mas pode subir de patamar com parceria firmada junto ao Botafogo
REDAÇÃO FUTEBOL GONÇALENSE

O final de semana que marca o início da Série B do Campeonato Carioca chegou. Nos dias 12 e 13 serão realizados os jogos da primeira rodada e o Portal Futebol Gonçalense preparou um material especial que faz um raio-x das equipes do Leste Fluminese. Depois de apresentar o Itaboraí, chegou a vez do Gonçalense.
O Tricolor de São Gonçalo está confirmado entre as 18 equipes que disputarão as duas vagas de acesso, ao contrário de seu rival São Gonçalo FC, que desistiu da competição. O Lense está na Chave B, ao lado de Angra dos Reis, Barra Mansa, Campos, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Olaria, Sampaio e Santa Cruz/Belford Roxo. O regulamento é simples, com dois turnos (Taça Santos Dumont e Taça Corcovado), acompanhados de semifinais e finais em cada um deles. Os campeões e o melhor time da classificação geral fazem um Triangular Final para definir os dois que ascendem à Série A.
O Gonçalense abre sua participação no domingo, dia 13, contra o Americano, na Rua Bariri, às 15h. O Tricolor iniciou sua preparação em 18 de janeiro, atingindo quase dois meses de treinamento. No entanto, na última semana de atividades, firmou parceria com o Botafogo, que cedeu o treinador Felipe Conceição, antigo sonho do clube. A chegada em cima da hora gerou uma mudança no planejamento. Atletas emprestados pelo Alvinegro também podem mudar a cara de um grupo que já parecia fechado.
ELENCO
Time-base: Jean; Copinho, Fernando, Paraguai e Serginho; Roberto Lopes, Bernardo e Walber; Waguinho, Sorriso e Dodô.
O Craque
Com características de um tradicional camisa 10, Walber confirmou na pré-temporada aquilo que se esperava com sua contratação: será a principal mente pensante no meio de campo. A visão de jogo acima da média e a lucidez com a bola no pé de Walber podem ajudar a balancear um time montado para atuar em velocidade.

Experiência
Duque de Caxias, Madureira, Boavista e Portuguesa. Esses são apenas alguns dos clubes pelos quais passou Roberto Lopes no futebol do Rio de Janeiro. Em 2015 alcançou o acesso à elite estadual com a Lusa e pode trazer os pontos positivos dessa experiência ao Gonçalense, que entra com objetivos mais modestos a princípio.
A joia
Zagueiro que preza pela qualidade técnica, Villar surgiu com destaque no próprio Gonçalense em 2015, nas disputas da Série B Sub-20 e Torneio OPG. Na mesma temporada ganhou chance entre os profissionais, mas é em 2016 que terá a real oportunidade de fincar seu lugar. Se for titular, não será surpresa.
Comandante
Felipe Conceição foi cedido pelo Botafogo na última semana de pré-temporada, o que impossibilita uma maior atuação na preparação do Gonçalense principalmente para a estreia. Terá que implementar sua filosofia no decorrer da competição, o que pode atrapalhar. Pesa a favor a identificação com a cidade, além do olhar clínico para encontrar potencial nos jovens talentos.

Projeção Futebol Gonçalense (Jhonathan Jeferson)
“Após ótima Série B em 2015, em seu ano de estreia na competição, o Gonçalense vem sofrendo com a crise financeira. A equipe emprestou todos os seus jogadores titulares e teve que montar um novo elenco, com caras desconhecidas, apostas e uma pitada de experiência. Numa opinião pessoal, brigaria contra o rebaixamento, mas a parceria com o Botafogo vai dar uma nova cara ao time e um gás extra na competição. A princípio briga no meio de tabela, mas com jogadores rodados vindos do Alvinegro, pode sonhar um pouco mais alto.”