Gonçalense Maricá São Gonçalo

Série B1 2020 terá três times do Leste Fluminense e duas zonas de acesso

Agendada inicialmente para ter início em 15 de agosto, a Série B1 do Campeonato Carioca contará com três equipes da região Leste Fluminense: Gonçalense, Maricá e São Gonçalo EC. Os clubes vão ter dois tipos diferentes de acesso em disputa, que serão para as Séries A1 e A2 – novas nomenclaturas das primeira e segunda divisões do Rio de Janeiro a partir de 2021.

48252680602_75ddda90aa_o
Gonçalense e São Gonçalo EC estarão juntos do Maricá representando o Leste Fluminense na B1. Foto: Jhonathan Jeferson.

Os dois melhores times da Série B1 conquistam o acesso para a Seletiva de 2021 da Série A1 (primeira divisão). Já os participantes que ficarem entre 3º e 8º lugares na classificação geral, vão integrar a Série A2 (segunda divisão) do próximo ano.

Na prática, se manter na Série B1 (clubes que ficarem entre 9º e 15º) significa um rebaixamento, já que a partir de 2021 a competição passará a ser o terceiro nível do futebol estadual. Já os rebaixados (16º e 17º) para a Série B2 vão passar por um tombo ainda maior, saindo do segundo para o quarto escalão.

Série B1 2020

1º e 2º: acesso para Seletiva da Série A1
3º a 8º: acesso para Série A2 (nova segunda divisão)
9º a 15º: permanência na Série B1 (nova terceira divisão)
16º a 17º: rebaixamento para Série B2 (nova quarta divisão)

Grupos da Segundona

Grupo A: Audax Rio, Duque de Caxias, Gonçalense, Maricá, Nova Cidade, Olaria, Rio São Paulo, Serra Macaense e Serrano.

Grupo B: Angra dos Reis, Artsul, Bonsucesso, Campos, Goytacaz, Sampaio Corrêa, São Gonçalo EC e a equipe rebaixada no Grupo Z da Série A (America ou Nova Iguaçu).

Regulamento

O mesmo dos últimos anos: competição disputada em dois turnos. No primeiro (Taça Santos Dumont), a fase classificatória é disputada dentro da chave. Avançam os dois melhores de cada lado para semifinais e posterior decisão, sempre em jogo único. No segundo turno (Taça Corcovado), repete-se a fórmula, com uma única diferença: os duelos qualificatórios são através de cruzamento dos grupos.

Os campeões de turno e os dois melhores times da classificação geral realizam a semifinal do acesso, em confrontos de ida e volta para definir os dois times que sobem. Na finalíssima, mas dois embates definem quem fica com a taça. Caso um mesmo time vença os dois turnos, este garante o acesso e vaga na final. A outra vaga na Série A1 seria disputada entre os dois melhores clubes da classificação geral.

Adiamento já é estudado

Apesar da tabela da Série B1 apontar o início para 15 de agosto, a tendência é que a competição fique para setembro. O atual cenário da pandemia do novo coronavírus no estado segue apontando indefinição sobre o futebol. Apesar da Série A estar mais próxima do reinício, a Segundona deverá ser empurrada um pouco mais para frente.

A estreia das equipes do Leste Fluminense

Audax Rio x Gonçalense
Goytacaz x São Gonçalo EC
Olaria x Maricá