Gonçalense São Gonçalo EC São Gonçalo FC

Lista do maestro: Walber relembra grandes atuações nos clubes do Leste Fluminense

48135438711_39a0ff03a8_o
Walber conta com passagens consistentes pelos clubes do Leste Fluminense. Foto: Jhonathan Jeferson.

Se tem um camisa 10 com história para contar no futebol do Leste Fluminense, ele atende pelo nome de Walber. Jogador com passagens por São Gonçalo FC, Gonçalense e São Gonçalo EC, acumula 125 partidas pelas equipes da região, com 16 gols marcados.

Em entrevista ao futebolgoncalense.com, Walber topou escolher os três jogos mais marcantes pelos times do Leste. Na lista, curiosamente, estão duas goleadas por 5 a 0 em cima do Serrano, vestindo as camisas dos xarás São Gonçalo FC e São Gonçalo EC, além de uma grande atuação pelo Gonçalense num clássico local.

SÃO GONÇALO FC 5X0 SERRANO – SÉRIE C DO CARIOCA DE 2014

– Pude fazer um lindo gol nesse jogo. Dei dois balões dentro da área, driblei outro marcador e chapei no canto do goleiro. Meu pai estava atrás do gol torcendo por mim e eu pude ir na direção dele. Comemoramos e choramos juntos. Foi um jogo bem marcante para mim com a camisa do São Gonçalo FC.

Relembrando: o duelo realizado na cidade de Rio Bonito garantiu o inédito acesso para o São Gonçalo FC na Terceirona daquele ano. O gol de Walber entrou na lista dos mais bonitos marcados no futebol do Rio de Janeiro em 2014, ficando em quarto lugar na votação do site FutRio.net.

19278396605_17d297829d_o
Pelo São Gonçalo FC, em 2014, Walber marcou um golaço diante do Serrano. Foto: André Fabiano.

SÃO GONÇALO EC 5X0 SERRANO – SÉRIE C DO CARIOCA DE 2016

– Foi um jogo onde pude fazer grande atuação, comandando o meio de campo, dando duas ou três assistências para gol dos nossos atacantes. Fiz uma brilhante partida. Se tratando de uma final, melhor ainda.

Relembrando: O Azul e Branco atropelou o time de Petrópolis na partida que confirmou o título da Série C há quatro anos. Walber deu dois passes para gols e ainda participou diretamente de outro. Junto de Sabão e Márcio Carioca, foi um dos grandes nomes da decisão.

29175282254_6014152555_o
Em 2016, mais uma grande exibição diante do Serrano, dessa vez pelo São Gonçalo EC. Foto: Jhonathan Jeferson.

GONÇALENSE 3X2 SÃO GONÇALO EC – SÉRIE B1 DO CARIOCA DE 2019

– Pude fazer um grande jogo. Participei de assistências, sofri um pênalti, sendo que era um jogo muito importante para a gente. Era um clássico e estávamos brigando para nos classificar. Esse jogo com a camisa do Gonçalense foi muito marcante.

Relembrando: dessa vez atuando pelo Tricolor, Walber não tomou conhecimento do ex-clube e se destacou ao melhor estilo camisa 10, ditando o ritmo do meio-campo e sendo figura essencial numa das principais vitórias do Gonçalense na boa campanha da Taça Santos Dumont no ano passado.

IMG_0330
Defendendo o Gonçalense, em 2019, Walber ditou o ritmo em vitória por 3 a 2 no clássico. Foto: Igor Cruz.

Em 2020, brilho no Espírito Santo e retorno ao Rio alinhavado

Walber iniciou a atual temporada defendendo o Rio Brando de Venda Nova, no Estadual do Espírito Santo. Por lá, ajudou a colocar a equipe do interior no segundo lugar da classificação geral. Com oito jogos, dois gols e diversas participações diretas em lances decisivos, o meia viu a competição ser paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus – ainda não há previsão de retorno.

– Eu estava fazendo uma grande campanha, com bons números de gols e assistências. Terminamos a primeira fase em segundo e iria começar o mata-mata. Devido a pandemia teve que parar, mas só tenho que agradecer ao Rio Branco, um clube que me recebeu muito bem e me deu oportunidade de trabalhar numa estrutura muito boa, com a confiança do professor Roy, que é um cara com o qual já tinha trabalhado antes – conta Walber, que está próximo de fechar com um time da Segundona do Rio.

FB_IMG_1594218325596
Walber iniciou 2020 brilhando pelo Rio Branco de Venda Nova, no Espírito Santo. Foto: Divulgação.

– Tem um clube na B1 do Rio com o qual as conversas estão bem adiantadas. Se for da vontade de Deus, vamos acertar tudo. É o momento de estar trabalhando, buscando a melhor forma física mesmo em casa, esperando essa pandemia passar. Depois que passar, Deus tem grandes coisas guardadas para nossa carreira.

Números de Walber no Leste Fluminense:

  • São Gonçalo FC (2014 e 2015): 33 jogos e 5 gols
  • São Gonçalo EC (2015 a 2017): 51 jogos e 3 gols
  • Gonçalense (2016, 2018 e 2019): 41 jogos e 8 gols
  • Total: 125 jogos e 16 gols
  • Conquistas: dois acessos na Série C do Carioca (SGEC e SGFC) e um título da Terceirona (SGEC)