Outras Notícias

Luz, câmera, futebol, ação! Ismael Lima coloca atletas em evidência através de DVD’s

Atire a primeira pedra o jogador de futebol que, em busca de oportunidade, nunca ouviu a pergunta: “cadê o seu DVD?”. Ismael Lima, atualmente com 23 anos, passou por isso quando ainda tentava ser um atleta profissional. A carreira não se desenvolveu da forma que ele sonhava, mas a frustração se transformou em combustível para um novo desafio.

WhatsApp Image 2020-07-15 at 20.21.45
Ismael Lima: gonçalense de 23 anos é referência na produção de DVD’s para atletas de futebol. Foto: Arquivo Pessoal.

Ismael resolveu fundar a própria produtora, intitulada “A Fera na Lente”. O gonçalense do Porto Novo passou a filmar e editar vídeos de jogadores profissionais e conseguiu então se manter no meio do futebol, mas com um projeto totalmente diferente.

– Trabalhava numa assistência técnica e vi com meu primo a chance de ser atleta de novo. Ele foi até um empresário, mas o cara falou algo que fez com que eu virasse a chave: “você vem me falar do produto e não tem o produto na mão”. Foi então que eu entendi que nasceria a produtora A Fera Na Lente. Larguei o futebol, mas fiz dele minha fonte de renda. Eu amo futebol e edição de vídeo. Foi a virada de chave, passando a sonhar o sonho de outros atletas – explica Ismael.

No catálogo de Ismael Lima já estão mais de 200 jogadores. O negócio começou local, atendendo principalmente nomes de São Gonçalo e região. O serviço de qualidade foi ganhando fama e hoje o gonçalense atua até mesmo com clientes da Europa.

– No Rio de Janeiro e em São Gonçalo já é referência, mas captamos bastante gente da Europa. Atletas que jogam a segunda divisão da liga portuguesa têm me procurado. Eles veem os vídeos daqui e ficam interessados. No Brasil já conquistamos vários pedacinhos.

Trabalho é minucioso

Editar um DVD para jogadores de futebol é um processo complexo e que precisa de uma análise detalhada, levando de 7 a 10 dias úteis. Para construir um material, Ismael Lima trabalha com mais dois amigos: Igor Mesquita (consultor comercial e analista de desempenho) e Erick Hanry (analista de desempenho).

WhatsApp Image 2020-07-15 at 20.21.45 (1)
Produção de DVD leva de 7 a 10 dias úteis, com trabalho de análise minucioso. Foto: Arquivo Pessoal.

– No processo de trabalho fazemos contato com empresário e atleta. Pedimos o direcionamento deles. Depende mais deles do que da gente. Precisamos de cinco jogos, pelo menos, com bom futebol. Ou até mais. A gente senta e faz a análise específica jogo por jogo, tirando os melhores lances. Anota tudo, faz captação, separa e joga para o sequencial em vídeo. Leva em média de 7 a 10 dias úteis para finalizar o material.

– O trabalho depende da posição do atleta, seja aquele que atua pela ponta ou lá atrás. Tem que estar atento a tudo. As posições mais difíceis de encontrar um lance são as de volante e meia. Os meias participam muito, então tem que estar muito atento.

Amigos decolam

Dentre os trabalhos desenvolvidos, Ismael Lima cita dois em específico em que viu o resultado final ajudar decisivamente dois amigos: os jogadores Yann Motta e Matheus Peixe.

– O Yann Motta estava no Karanba (projeto social em São Gonçalo) e fez alguns jogos no profissional do Sampaio Corrêa. Fizemos um vídeo às pressas porque pintou oportunidade para ir a Singapura. Foram mais de nove mil acessos no canal no Youtube. Ali ele conseguiu oportunidade fora do país.

– O outro foi o Matheus Peixe. Ele saiu do Vasco e ficou um tempo parado. Conseguiu se realocar no mercado no Rio Claro e depois foi para o Olímpia (da Bahia). Com o material que eu tinha dele do Vasco, fiz um vídeo e ele pôde se reposicionar no mercado.