Gonçalense Maricá São Gonçalo

Grupos da Série B1 serão reorganizados após queda do Nova Iguaçu ser anulada

Mudança à vista na Série B1 do Campeonato Carioca. Com o não rebaixamento do Nova Iguaçu na elite, os grupos da Segundona serão reorganizados. Além disso, nos próximos dias será oficializada a nova data de início da competição: provavelmente 9 de setembro – a tabela atual prevê 15 de agosto. Três times do Leste Fluminense estarão na disputa: Gonçalense, Maricá e São Gonçalo.

48703057716_24581952ed_o
O Gonçalense é um dos representantes do Leste Fluminense na Série B1 do Carioca de 2020. Foto: Pedro Costa.

A situação do Nova Iguaçu é a seguinte: o clube da Baixada Fluminense foi o último colocado do Grupo Z na Série A. Sendo assim, deveria ser rebaixado e disputar a segunda divisão ainda este ano. A agremiação, entretanto, recorreu à Justiça Desportiva e pediu a anulação do descenso por conta da pandemia do novo coronavírus, que paralisou a competição por cerca de três meses.

Atendido pelo Pleno (última instância estadual) do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), em julgamento no último dia 14, o Nova Iguaçu se garantiu na Seletiva da Série A de 2021.

A partir da decisão, um desequilíbrio se formou na Série B1. O Grupo B, que tinha oito equipes (contando com o Nova Iguaçu), passou a ter sete. Por outro lado, a Chave A permanece com nove integrantes. Para evitar a disparidade, um sorteio deverá ser realizado para enviar uma equipe do Grupo A em direção ao Grupo B, deixando cada chave com oito integrantes cada.

Grupos de momento:

A: Audax Rio, Duque de Caxias, Gonçalense, Maricá, Nova Cidade, Olaria, Rio São Paulo, Serra Macaense e Serrano.

B: Angra dos Reis, Artsul, Bonsucesso, Campos, Goytacaz, Sampaio Corrêa e São Gonçalo.

Junta médica define protocolos de saúde

Outra mudança que será confirmada nos próximos dias é com relação ao início da Segundona Estadual. A tabela oficial segue apontando 15 de agosto, mas nenhum clube iniciou a pré-temporada até agora. A nova data estabelecida é a de 9 de setembro.

Durante a semana, uma junta médica vem se reunindo virtualmente com o objetivo de traçar os protocolos de segurança no combate ao novo coronavírus. Nesta quinta-feira (23) acontece a segunda rodada de debates técnicos.

A tendência é que na próxima semana seja realizado Conselho Arbitral com os dirigentes, confirmando a nova data de início e o protocolo médico que seguirá os moldes do chamado “Jogo Seguro” implementado na Série A, mas respeitando as limitações da segunda divisão e o atual estágio da pandemia no estado do Rio de Janeiro.